Revista Surfar

Surfar no mar ou em água doce?

Autor: Alexandru Marreiro Leitão
Fecha de publicación: 14 de agosto de 2020

surfear-agua-dulce

O surf nasceu provavelmente da observação dos animais marinhos e como eles aproveitavam da força de uma onda para poder planar sobre ela. Dessa forma surge o surf que tem registros de mais de 500 anos na polinésia e em algumas outras partes do mundo.

Todo mundo que alguma vez sentiu a energia de surfar uma onda, entende esse sentimento de liberdade que esse esporte pode nos proporcionar. Por essa razão o surf é uma das atividades aquáticas mais praticadas por todo o mundo. Mas uma coisa que te chamará atenção nessa atividade física é que ela não é simplesmente praticada no mar.

Porque não é muito recomendado praticar surf em lagoas?

Surfar em um lago pode parecer impossível e até estranho pela ideia equivocada de águas sem ondas de um lago. Entretanto, além de possível, existe um documentário que mostra como surfistas de Toronto no Canadá começaram a surfar nas águas dos grandes lagos.

Talvez pode parecer uma atividade um pouco mais complicada do que realmente aparenta, seja pelo clima, pelas águas frias ou pela dificuldade de encontrar os locais adequados que se produzam ondas suficientes para poder surfar. Mas quando trabalhamos duro, sempre colheremos os frutos de nosso esforço no futuro. Por isso que Larry Cavero é a estrela desse documentário que começou uma nova tendência de surf na região.

As vantagens de surfar em rios

Ao contrário do que poderíamos imaginar, o surf não é praticado apenas em águas salgadas. Esse maravilhoso esporte aquático também pode ser praticado em muitos outros lugares, inclusive em rios.

Existe um fenômeno natural que acontece na desembocadura dos rios entre o encontro da água salgada com a água doce. Mais conhecido pelos amazonenses como Pororoca, esse evento natural é caracterizado por grandes e violentas ondas resultantes desse belo encontro. Por essa razão, surfar em rios que produzam esse efeito natural é uma prática comum entre os mais experientes surfistas. Já imaginou poder surfar em uma onda de mais de 10 minutos?

Piscinas de ondas para praticar surf

De fato exitem vários lugares para poder praticar o surf, mas um deles é o preferido pelos iniciantes nessa modalidade de esporte aquático. O surf indoor em piscinas de ondas artificiais. Dessa forma se um leigo quiser começar a treinar as suas habilidades de equilíbrio em cima de uma prancha, as piscinas de ondas artificias são uma ótima oportunidade.

Ademais de ser um excelente lugar para os inciantes, as piscinas de ondas artificiais também são indicadas para os mais experientes. Dessa forma, um surfista profissional poderá tentar praticar manobras aéreas e giros mais perigosos de uma maneira muito mais segura.

O surf em lugares inusitados

Surfar sempre foi além de um esporte, uma atividade de ócio maravilhosa. Inclusive se for praticada em grupo, com amigos. Sol, areia, água refrescante e uma tarde de aventuras será aquele dia que você sente que fez algo de útil para a sua vida.

Mas o homem sempre se acostuma a rotina e depois sempre acaba querendo mais. Por essa razão na prática do surf não seria diferente e por isso esse esporte se estendeu também a lugares inusitados onde nunca esperaríamos ver uma pessoa em cima de uma prancha. O mundo está rodeado de lugares incríveis e talvez inexplorados para poder aproveitar de uma boa onda.