Revista Surfar

Andy Irons, a lenda que popularizou o surf

Autor: Alexandru Marreiro Leitão
Fecha de publicación: 14 de agosto de 2020

Andy Irons

A história de um dos prodígios do surf teve infelizmente um final trágico. Conhecido por ser um menino prodígio, um festeiro indomável e um surfista brilhante, sofria também pela dependência das drogas. Dessa maneira, a montanha-russa que resumia a vida de Andy Irons terminou da pior maneira possível.

Andy era lembrado pelas pessoas que o conheciam com uma força da natureza, uma estrela do rock e possuía um poder sem igual. Apesar da sua morte prematura Andy Irons ainda vive na memória do surf. Dessa forma o havaiano sempre será lembrado pelas suas formas provocativas, como as lindas linhas que sabia desenhar com a sua prancha, além do mais por ser conhecido como um dos surfistas a percorrer os maiores tubos da história do surf.

Carreira profissional

Andy Irons foi campeão mundial por 3 anos consecutivos, protagonizando uma grande rivalidade com Kelly Slater outro gigante do surf. Dessa forma ele conseguiu ser patrocinado pelas grandes empresas do surf, a Billabong e a Quicksilver.

Desse modo a Billabong produziu um filme sobre o surf sobre o surf e Andy Irons chamada Blue Horizon. Esse filme popularizou ainda mais a rivalidade entre os gigantes do mundo do surf , mas também trouxe mais visibilidade a essa incrível atividade aquática.

Atitude rebelde

Diagnosticado com transtorno Bipolar, Andy Irons era um homem de duas caras. Ainda em sua juventude era apenas um surfista mais, apesar da sua notável maestria sobre as ondas. Sua relação com o mar era hereditária já que seu pai carpinteiro e surfista foi em busca dos seus sonhos. Surfar as legendárias ondas da polinésia, onde conheceu Danielle e daí nunca mais saiu.

Um dos fatores que permite entender a relação de Andy com as ondas e com seu irmão eram os problemas familiares. Ambos utilizaram as ondas para poderem se evadirem das frequentes brigas que presenciavam em casa.

Curiosidades sobre a trágica morte

O ponto final marca sempre o destino de um indivíduo, mas em escassas situações se situa nos desígnios do mitológico e do acaso. Sem sombra de dúvidas Andy Irons foi um desses poucos indivíduos. Depois da sua trágica e solitária morte em um hotel concretizou a sua fama como lenda do surf.

Ele tinha apenas 32 anos e a autópsia reveliu que Andy faleceu devido a um ataque do coração. Entretanto, a segunda causa da morte revela uma triste realidade de abuso de drogas o que provavelmente ocasionou que fosse produzido as condições que acarretaram a morte de um dos melhores surfistas da sus geração.

Rivalidade com Kelly Slater

São poucos os surfistas que transcenderam além do surf. Ou seja, se tivéssemos que citar a um deles, certamente soaria o nome de Kelly Slater. Onze vezes campeão do mundo, kelly foi um dos grandes reinventores de todas as técnicas vinculadas ao surf.

Porém Kelly não esperava encontrar um rival a altura de toda a sua genialidade sobre as águas. Iron e Slater protagonizaram durante anos uma das rivalidades mais fortes do surf. Dois estilos e personalidades distintas com o nível mais alto da história do esporte. Slater com a sua personalidade carismática, analítica e reservada era totalmente contrária a imagem rebelde e radical que incorporava Andy Irons.