Revista Surfar

Qual a importância dos socorristas na hora de surfar?

Autor: Alexandru Marreiro Leitão
Fecha de publicación: 14 de agosto de 2020

socorristas-moto-agua

Saber interpretar as condições do mar, como se comportam as marés, as correntes são as qualidades essenciais para um bom socorrista. Podemos dizer que o surf é uma modalidade de esporte radical porque existem muitas manobras perigosas além de serem efetuadas principalmente no mar.

Por essa razão um surfista com qualidades de socorrista será a melhor pessoa para convidar a surfar pela tarde. Ou seja, um surfista que entenda brilhantemente como funciona o mar pode ajudar muitas pessoas em situações de risco.

Ramon Laureano sobreviveu ao monstro do surf

Todos os surfistas do mundo já ouviram falar ou conhecem a mítica onda de Nazaré em Portugal. Ela é conhecida por uma das maiores e mais perigosas ondas do mundo. Com uma dezena de metros cair da prancha em uma dessas circunstancias pode ser terrivelmente fatal.

O surfista Salvador Villas junto com seu anjo da guarda Ramon Laureano sobreviveram para poder contar como foi a experiência de serem engolidos pelo monstro marinho. As condições naquele dia estavam perfeitas e com ondas de até 65 km/h Salvador sobe na sua prancha para viver uma das experiências mais alucinantes no mundo do surf. Porém, depois de se desequilibrar e cair, seu amigo e experiente surfista Ramon Laureano foi ao seu encontro. Com uma precisão quase milimétrica pode salvar Salvador da zona mortal do gigante de Nazaré.

Seu filho, Tony Laureano que surfar desde criança

Ramon Laureano, uma lenda do surf em ondas gigantes e agora um experimentado socorrista não poderia levar o surf na veia. Por isso que seu filho Tony Laureano, rodeado dessa atmosfera do surf não poderia deixar de seguir os caminhos do pai.

Agora com apenas 17 anos de idade Tony Laureano é uma das grandes promessas do surf em ondas gigantes. Com tão pouca idade já possui uma longa trajetória no esporte. Isso porque o prodigioso menino começou a surfar com apenas 5 anos quando Nazaré ainda estava sendo descoberta pelos amantes das ondas gigantes.

Meet Tony, o curta-metragem que fala sobre a sua vida

Depois de ganhar vários prêmios como o XXL Big Wave pela WSL. Tony Laureano está fazendo também seu nome para tornar-se uma lenda como seu pai. Desde muito pequeno Tony envolto ao mundo do esporte e principalmente do surf, encontrou a sua paixão.

Desde então Tony Laureano já domina o gigante de Nazaré, uma das ondas mais perigosas e mortais do mundo. Como é possível que uma pessoa com tanto pouco tempo de vida possa controlar tão bem as tensões em cima de uma prancha em uma onda de mais de 20 metros? A resposta: prática. Ou seja, Tony junto com seu pai praticam o surf desde quando o menino ainda mal sabia caminhar. Por essa razão o surf para eles não é apenas um simples esporte, mas sim um estilo de vida. Nesse curta-metragem de menos de 5 minutos é possível ver Tony em seus melhores momentos na temporada de inverno de 2018/2019.