Revista Surfar

O Surf esportivo agora nos Jogos Olímpicos

Autor: Alexandru Marreiro Leitão
Fecha de publicación: 14 de agosto de 2020

surf2020

Uma das notícias mais esperadas pelos atletas surfistas de todo o mundo veio com o anúncio confirmado pelo comitê oficial dos jogos olímpicos. O surf junto com outras modalidades também será um esporte olímpico nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Essa negociação é o culmino de árduas negociações com o comitê olímpico por parte da International Surfing Association. Dessa forma o argentino e responsável por dar continuidade nesse processo, Javier Aguerre, conseguiu fazer com que o surf seja uma nova realidade olímpica.

O shortboard, a competição de surf que estará nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Com uma decisão histórica do comitê olímpico que adicionou novas modalidades para a edição das próximas olimpíadas, o surf é uma das mais esperadas. 20 homens e 20 mulheres disputaram as medalhas em Tóquio 2020 na modalidade de shortboard.

Embora provavelmente serão necessários novas edições para que esse esporte seja explorado da melhor maneira possível, o shortboard é a modalidade de Tokyo 2020. Shortboard faz referência as pranchas que medem entre 1,50 e 2,10 metros de longitude.

Quais serão os métodos de avaliação do jurado?

A princípio estão sendo elaboradas as maneiras de avaliar as performances dos atletas que poderão ser alteradas com o tempo. Inicialmente um painel de juízes determinará o rendimento de cada surfista de onda em onda com uma pontuação que vai de um a dez.

Ou seja, as pontuações se basearam na dificuldade das manobras realizadas. Isso incluirá a velocidade, a potência e o fluxo de cada desempenho. De toda forma, o surf já possui a sua própria dinâmica que é difícil de repetir em uma competição tão rígida como a dos jogos olímpicos. Para respeitar esse espírito, tanto no masculino como no feminino, em cada turno se aplicará o princípio de “direito a onda”.

O surf é o segundo esporte mais famoso no Brasil depois do futebol

Com um litoral de aproximadamente 7491 km, o Brasil é um dos países mais litorâneos do mundo. Por essa razão não é de suspeitar que a prática do surf seja um esporte tão famoso no país como é o futebol.

No final das contas, surfar uma onda acaba se tornando um estilo de vida e pode até ser comparado a uma metáfora de vida. Em suma, essa imagem que temos de um surfista em cima de uma onda é praticamente a ponta do iceberg. Na verdade, surfar significa ter um espírito livre, saber respeitar e valorizar o mar e a natureza e também muita disciplina.

Qual é o equipamento necessário para os surfistas dos Jogos Olímpicos?

Quando pensamos em surfar a primeira coisa que nos vem a cabeça é alguém com traje de banho e uma prancha. Porém o equipamento para poder praticar esse esporte vai muito mais além da prancha.

Dessa forma, nos jogos olímpicos um surfista profissional deverá utilizar um traje de neopreno adequado ao seu corpo. Esse é um dos elementos principais para poder proteger o corpo de queimaduras produzidas pelo atrito com a prancha, mas essencialmente pelas temperaturas gélidas do mar.